CURIOSIDADES DO ROCK !!!

 

Arnold Schwarzenegger e Franco Columbu "emprestaram" os corpos nos quais são sobrepostas as cabeças dos integrantes do Grand Funk Railroad na capa do álbum "All The Girls In The World Beware".


Devido à capa ter sido censurada, pois mostrava duas mulheres "se pegando" num banheiro, a edição brasileira em LP do "Force It" do UFO saiu com a parte gráfica e ficha técnica - incluindo nome das músicas(?) do disco seguinte da banda, o "No Heavy Petting".


A intenção original de George Harrison era promover uma reunião dos Beatles no Concerto de Bangladesh, que só não se concretizou pois John, ao saber que George não queria Yoko Ono no palco, declinou do convite, e Paul recusou pois na época Harrison estava movendo um processo contra ele.


Quando nasceu, Jimi Hendrix foi chamado por sua mãe de Johnny Allen Hendrix; entretanto, após o pai de Jimi levá-lo consigo, decidiu registrar o garoto - isto já em setembro de 1946 - com o mesmo nome de um irmão, falecido na década de 20, chamado James Marshall Hendrix. Mas, ao contrário do que alguns pensam, a lendária fábrica de amplificadores Marshall não teve nenhuma inspiração em Jimi, pois já estão em atividades desde o ano de 1962.


O Made in Brazil é, sem dúvida, a banda que mais variou de formação até hoje, pois ao longo de seus mais de trinta anos de carreira, já passou por mais de 150 formações diferentes!


Uma das maiores lendas da história do Rock é a que diz que Jimi Hendrix teria se oferecido para integrar o Emerson, Lake & Palmer, e que o trio teria recusado o convite! Pura ficção: quem foi efetivamente convidado para integrar o que viria a se tornar o trio foi o baterista Mitch Mitchell, amigo de Keith Emerson (e neste caso, o trio acabaria se chamando Emerson, Lake & Mitchell!). Porém, logo depois decidiu-se que quem ficaria com as baquetas seria Carl Palmer. Na época, Keith Emerson era alcunhado pela imprensa britânica como o "Jimi Hendrix dos teclados", e Mitch acabou comentando com Hendrix sobre a possibilidade de uma "jam" com Keith, ao que o guitarrista concordou, e disse que quando possível, gostaria sim de dividir o palco com o tecladista, numa das costumeiras jam-sessions que fazia com inúmeros músicos, mas não mencionou nada sobre ingressar na banda!. Entretanto, com a morte de Hendrix em setembro de 1970, o encontro acabou não vingando.


O álbum que possui o título mais comprido - pelo menos na história do Rock - é o de estréia do Tyranossaurus Rex, banda de Marc Bolan que duraria até 1970, ano em que Bolan montaria o T.Rex, que ao contrário do que muitos pensam, não se trata de uma continuação do grupo anterior. O nome do disco é "My people were fair and had sky in their hair, but now they're content to wear stars on their brows".


John Paul Jones é creditado como o responsável pelo arranjo de cordas da canção "She's A Rainbow" do álbum "Their Satanic Majesties Request" dos Rolling Stones, editado em 1967; o mesmo disco possui outra canção com um arranjo de cordas semelhante, "2000 Light Years From Home", que provavelmente também foi de autoria do então futuro integrante do Led Zeppelin, mas nenhuma edição do álbum menciona crédito para John Paul Jones.



O Dire Straits se chamava originalmente Cafe Racers; entretanto, logo após sua segunda turnê, adotaram o nome com o qual passariam para a posteridade, inspirado num amigo da banda, que observou a precária situação dos rapazes (Dire Straits = finanças em ruínas).
 



O Hot Tuna se chamava originalmente Hot Shit, mas teve de mudar de nome para conseguir assinar contrato com a RCA, pois logicamente a gravadora não aprovou um nome tão singelo para uma banda...
 



"Swan Song", o símbolo que o Led Zeppelin adotou como logotipo de sua gravadora, foi inspirado num quadro pintado em 1851 por William Rimer intitulado "Evening Fall Of Day", que representa Apollo, o Deus grego do Sol. Há também uma canção instrumental inacabada com este título, que depois resultaria em "Midnight Moonlight", gravada pelo The Firm.
 

Copyright 2002-2006 — CLub RoCk