Rammstein, banda alemã causa revolta com referência a campo nazista em clipe
 

 




A banda alemã Rammstein (uma das minhas prediletas aliás) -que já tem um histórico de polemizar- lançou novo clipe intitulado Deutschland (Alemanha, em português) e que envolve uma das temáticas mais polêmicas da história mundial: o holocausto nazista.


Antes do clipe ser divulgado, apenas um vídeo curto de 30 segundos que mostravam os membros da banda vestidos como prisioneiros de um campo de concentração sob um cadafalso pronto para ser enforcados. Para polemizar mais ainda: colocaram a estrela de Davi (cujos prisioneiros judeus eram obrigados a usar) na lapela de um dos músicos.

Com a velocidade e facilidade da internet de criar polêmicas, somado ao fato da banda ter histórico polêmico, enxurrada de críticas.

Clipe lançado: será que era apologia ao nazismo?

Realidade: Uma volta a boa parte do passado alemão, com referências as cruzadas, incêndio do Zepelim Hindenburg, ao grupo terrorista Baader Meinhof e ao Holocausto nazista. Tudo isso misturado com a liberdade artística de criação e ficção científica.

Como o nome da música, a banda retrata sobre vários momentos da história do país. Momentos tristes e sombrios, é verdade.
Mas isso é história, e a história está ai para ser mostrada para que nunca se esqueça o passado, por mais sombrio que seja, as consequências e a história não se apaga.

A lição que não aprendemos?

Julgar sem conhecimento total. O vídeo tinha cerca de 30 segundos. o Clipe tem 9 minutos e 22 segundos.

Estamos apenas na superfície, criticamos sem ter conhecimento profundo sobre o assunto, e isso é válido para várias áreas da sociedade.


Sobre a música:
Rammstein não decepciona, o estilo não muda e a banda continua fantástica, mesmo após 10 anos sem nenhum lançamento.

 

 

 

Acesse www.clubrock.com.br e de uma força para o RoCk 

Equipe CLub RoCk
(11) 2495 9364
(11) 9 7962 7803
clubrock@clubrock.com.br